Bolsonaro de volta: presidente tem alta médica
O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã deste domingo após quatro dias internado na capital paulista com o diagnóstico de obstrução intestinal, segundo nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da presidência. O presidente, porém, ainda não deixou o hospital Vila Nova Star, localizado na zona sul da cidade.
Em nota, a secretaria especial de comunicação informou que ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assiste.
Bolsonaro chegou a São Paulo quarta-feira à noite, após ser transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde foi constatada a obstrução intestinal.
O quadro ocorre quando há bloqueio de parte do intestino, o que impede o funcionamento normal do sistema digestivo ou a passagem das fezes.
Há mais de dez dias o presidente se queixava de soluços persistentes. Em entrevista no dia 7 de julho ele chegou a associar o problema a um implante dentário. Uma semana depois, porém, ele foi internado em Brasília após sentir dores abdominais na madrugada.
De acordo com médicos especialistas no sistema digestivo, o quadro de Bolsonaro pode ser resultado das operações pelas quais ele passou após levar uma facada, em setembro de 2018. Desde o episódio, o mandatário passou por seis cirurgias.
A vinda para São Paulo tinha como expectativa a realização de uma sétima cirurgia, o que acabou não ocorrendo. Os médicos do presidente optaram por um tratamento clínico conservador, que envolve remédios e hidratação.
Na sexta-feira, os médicos deram início à alimentação de Bolsonaro, que até então vinha sendo hidratado à base de soro e alimentação parental, quando nutrientes são administrados diretamente na veia. Os boletins divulgados à imprensa informaram que o presidente aceitou bem. A expectativa era passar, no sábado, à dieta cremosa não fermentativa.
Em entrevista, o cirurgião Antonio Luiz Macedo disse que Bolsonaro deve deixar o hospital com a dieta cremosa e, na sequência, passará a receber alimentação pastosa por um tempo. No período em que esteve internado, Bolsonaro continuou despachando com ministros. No sábado à noite, ele participou virtualmente da inauguração de uma agência da Caixa em Missão Velha, no Ceará.
Por | Extra
No Comment! Be the first one.