Itamaraju: Vereadores defendem a valorização dos produtores rurais e criação de centro de recuperação
Apesar da sessão da noite desta terça-feira (12), não possuir matérias em grande expediente e a ordem do dia não apresentar projetos, indicações e pedidos de providência os vereadores promoveram um debate que busca a valorização dos produtores rurais do município. Além deste, outro e grande importante debate foi o de buscar alternativas públicas para a criação de um centro de recuperação para usuários de drogas, bem como acompanhamento dessas famílias, como questão de saúde pública.
A maioria dos vereadores esteve presente, notando apenas a falta dos vereadores (Jú e Zé do bolo), que não justificaram a falta. Durante a sessão os vereadores estiveram ativamente participando das discussões.
O assunto mais debatido da noite foi promovido pelo vereador Antonio Portugal que colocou em pauta a criação de políticas públicas de incentivo aos produtores rurais, com a criação de festividades no calendário municipal. Portugal reforçou que essa é apenas uma das alternativas, pois o município é considerado o maior produtor de café conilon do mundo, e o maior produtor bovino do estado. Os setores empregam centenas de famílias.
“O nosso município concentra um grande número de investidores na agricultura e pecuária. Temos que valorizar e investir mais no setor rural, buscando programas e incentivos. A criação de festividades no calendário municipal, como festa do café, exposições agropecuárias e outras devem ser colocadas em discussão”, destacou Portugal.
Já o vereador Leo Lopes, esteve parabenizando o mais novo investidor do município no setor aviário, Claudio Pires que inaugurou um abatedouro de aves no Bairro Marotinho. O vereador Evandro de Jesus, abordou também sobre a desvalorização dos profissionais de saúde do município.
Outro ponto alto da sessão ficou por conta do vereador Chico do Hotel que em discurso sensibilizou os colegas para a questão de crianças e adolescentes usuários de drogas. Chico defende a implantação de um Centro de recuperação publico que abrigue essas pessoas que não possuem condições financeiras de custear o tratamento. Além de acompanhamento com programas sociais aos familiares das vítimas das drogas.
“Não podemos deixar que essas famílias sofram sem poder dar condições de seus filhos chegarem a maior idade, reféns das drogas. Que possamos discutir esse assunto como questão de saúde publica, tanto o usuário quanto seus familiares precisam de acompanhamento.” Explica Chico.
Durante a sessão os vereadores ainda parabenizaram o desempenho da Seleção de Futebol de Itamaraju, a frente do Campeonato Intermunicipal.
As discussões foram finalizadas pelo presidente da Câmara Municipal Rubens do Hospital que também achou muito produtivo o debate.
“Os temas que nós abordamos hoje na Câmara Municipal, como a questão da agricultura, dos produtores rurais, dos profissionais de saúde, das famílias que possuem usuários de drogas, são questões muito abrangentes e muito importantes. Os produtores rurais realmente precisam ser valorizados e as famílias com usuário de drogas precisam de acompanhamentos, temos que dar atenção a esses temas e a Câmara tem que fazer parte destas mudanças por melhorias”, conclui Rubens.
3 Comments