Representantes Territoriais de Cultura capacitam-se para atuar no interior
Encerrou-se nesta sexta-feira (13), a semana de formação para os Representantes Territoriais de Cultura da Bahia (RTCs). A atividade, iniciada na segunda-feira, dia 09/12, foi realizada no Centro do Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, com o objetivo de capacitar estes que são a divisão institucional da Secretaria de Cultura do Estado mais presente no interior.
Foi um encontro de aprimoramento das práticas internas e estabelecimento de métodos e objetivos para a otimização do trabalho. Ao longo da semana, os representantes puderam conferir falas do próprio Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e da Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Taiane Fernandes. Os temas abordados abrangiram desde as prioridades da SecultBA para 2014, as principais ações da Sudecult (Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura) no próximo ano, Leis de Incentivo e Editais, Economia Criativa, Patrimônio, dentre outros.
Os RTCs participaram também de reuniões de avaliação e planejamento, como a da comunicação da Sudecult, quando puderam contribuir com experiências e apontar alternativas para este tipo de trabalho em cada região. O representante do Extremo Sul, Junieques dos Santos, comentou a importância do encontro com os colegas de função, “os próprios representantes trazem demandas que ajudam e complementam o trabalho dos outros RTC’s”, destaca. Além disso, Junieques afirmou o valor da capacitação na elaboração de projetos para os editais do Fundo de Cultura do estado. “Temos visto aumentar bastante a demanda de criação de projetos nos territórios e nós precisamos estar preparados para atender aos agentes de cultura da região e promover a distribuição de recursos do Fundo de Cultura em cada um dos municípios do nosso território”, disse Santos.
Vinicius Morende, representante territorial da Chapada Diamantina, também falou sobre a formação na elaboração de editais como uma ação de destaque. “A capacitação para apropriação dos editais do Fundo de Cultura é importante, já que um dos nossos objetivos é fazer a política cultural chegar de uma forma mais qualificada nos municípios do interior do estado. O encontro é uma forma de alinhar as atividades da Secult com as ações dos Territórios de Cultura”, afirma.
A partir dessa capacitação, os RTCs irão promover Oficinas de Orientação para Inscrição de Projetos para os Editais da SecultBA em todos os 27 Territórios de Identidade baianos. A agenda será divulgada em breve.
No Território Extremo Sul há previsão para a realização de oficinas em 9 municípios, tendo confirmações na cidade de Itamaraju (26/12) e Prado (27/12), ainda há previsão de Oficinas durante o mês de janeiro nas cidades de Alcobaça, Itanhém, Vereda, Lajedão, Mucuri, Teixeira de Freitas e Jucuruçu.
Por / ASCOM
No Comment! Be the first one.