Itamaraju: Escola Duque de Caxias investe na formação de seus professores
Realizada a 2ª formação continuada para professores da Escola Municipal Duque de Caxias. Esse encontro deu segmento aos estudos iniciados em maio deste ano, com a temática “LER E ESCREVER, COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”.
Sob a coordenação da professora Neurilene Martins Ribeiro – Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (AUTO)biografias, Formação e História Oral, a equipe docente iniciou os trabalhos, dando voz às poesias de Clarice Lispector, trazendo para o cenário pedagógico um belíssimo sarau.
Com o intuito de aprimorar as intervenções do projeto institucional “Memórias da Escola Duque de Caxias e cenários de futuro: Que venha a escola nova” organizou-se pequenas oficinas, dando aos professores autonomia e competência para fazerem auditoria nos projetos que já estão sendo desenvolvidos por cada turma: Vida saudável: “o peixe morre pela boca” – campanha pela vida (1º ano); Recordatório fotográfico: histórias contadas – imagens e palavras (2º ano); Vida sustentável: água, energia e lixo – soluções inteligentes (3º ano); Vivendo juntos na escola: estatuto da paz (4º ano); Crianças de todos os cantos: alunos da escola e cartografia da cidade (5º ano). Através dessa auditoria foram identificadas as invenções pedagógicas que estão incidindo significativamente no letramento emancipatório de cada criança.
Ao final da capacitação, a Doutora Neurilene deixou a seguinte proposta para os docentes do Duque de Caxias: Lançar uma revista apresentando à comunidade, os projetos desenvolvidos, deixando registrado através de relatos escritos e fotográficos, mais uma memória dessa escola, que vem ao longo do tempo garantindo o direito de aprender das nossas crianças.
Por: Gisélia Martins Ribeiro Rodrigues
No Comment! Be the first one.