Na primeira sessão do ano, vereadores debatem sobre iluminação pública e greve de professores
Na manhã desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Vereadores de Itamaraju realizou a primeira sessão ordinária do ano. A solenidade contou com a participação de 12 dos 15 vereadores.
Composta por uma nova mesa diretora a sessão do dia foi presidida pelo parlamentar e vice-presidente da Casa Leo Lopes, que estará à frente dos trabalhos até a recuperação do eleito Presidente Chico do Hotel que permanece afastado devido um problema de saúde. A casa conta agora com a assessoria jurídica do tão conceituado advogado da região, Wanderson Rocha Leite.
Durante a pauta do dia nenhum projeto foi analisado e nem votado. O único que entraria em discussão e votação que teria por objetivo mudar o horário das sessões ordinárias da câmara que passaria ocorrer no período da noite foi retirado da pauta após o pedido de alguns edis da base aliada ao governo (Rubens e Luiz Pitta).
Entre as discussões do dia permaneceu a questão da iluminação pública após o parlamentar Portugal realizar um pedido de providencia, solicitando do executivo iluminação pública de qualidade para rua das Tulipas, e locais adjacentes do Bairro Primavera, que andam as escuras. Essa que foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Duas moções de pesar ainda foram concedidas as famílias de José Ferreira da Silva ( Zé de Dú) e Antonio Carlos (Gambá), duas figuras importantes que o município perdeu.
Ainda durante a sessão os vereadores discutiram sobre o posicionamento da APLB Sindicato, com relação à greve dos profissionais da educação, que foram deflagradas no início do ano letivo. Os edis ainda cobram um posicionamento do executivo, pois os alunos não podem ser prejudicados com o embate.
O vereador Paulo Vitor solicitou do executivo uma atenção maior para recuperação e pavimentação das ruas do Bairro de Fátima, em especial da Rua Chile. Ele explicou que no período de chuvas os moradores sofrem com ruas alagadas, mau cheiro de esgotos e casas invadidas pela água e entulhos. “O povo pede providências”, alegou.
Paulo Vitor ainda destacou a vinda do Projeto estadual “Expresso Cultural” ao município que tem por objetivo resgatar e estimular as ações culturais, que foi realizada sem o apoio da Secretaria de Cultura municipal.
O presidente Léo Lopes seguindo rigorosamente o regimento da câmara, solicitou a leitura da ordem do dia, seguida com a palavra franqueada aos parlamentares com espaço de 15 minutos, terminando com a votação da indicação. O presidente ainda controlou o embate e troca de ofensas entre os vereadores Zé do Bolo e Keu, onde acusações e defesa ao atual governo foram realizadas. “Você Keu defende esse prefeito bandido e essa secretária corrupta” desabafou o parlamentar Zé do Bolo, No entanto o vereador Keu rebateu informando que o colega também participou do grupo.
Após as discussões do dia e com uma oração realizada pelo parlamentar Almerindo direcionada a recuperação de Chico do Hotel, a sessão foi dada como encerrada pelo vereador Leo Lopes que informou que a próxima sessão ocorrerá no dia (03) de Março, ás 09:00Hs.
No Comment! Be the first one.