Itamaraju: Vereadores aprovam CPI, consórcio da saúde e fala sobre a não realização do São João
No período matutino da última terça-feira (19), foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores do Município de Itamaraju. Sendo notada a falta apenas dos vereadores Adriano Pinaffo e Valzão, que não foram justificadas.
A sessão foi presidida pelo vereador Chico do Hotel, que retornou as atividades desde a última sessão. De início a ata da sessão anterior foi lida e aprovada por todos os parlamentares sem nenhuma ressalva.
Logo após foi apresentado o pequeno expediente, tendo como ordem do dia um projeto de lei que visa a criação de um consórcio para atender a saúde em parceria com o governo estadual e os municípios (Itamaraju , Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiro Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Medeiros Neto). Também foram apresentados vários requerimentos, indicações e pedidos de providências ao executivo municipal, em busca de atender melhorias a população local. Além da instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que propõe investigar um contrato do executivo municipal para recuperação de estradas, além da aprovação dos seguintes itens:
- Lei de Diretrizes orçamentárias 2016 estabelece de uma cota de 50% dos recursos dos contratos para a função de conteúdo artístico, indicado pelo vereador Paulo Vitor;
- Requerimento realizado pelo parlamentar Leo Lopes, que solicita a viação Itamaraju, ampliação da linha de transporte para o conjunto habitacional Italage;
- Indicações do vereador Almerindo, para pavimentação das ruas Julia Alves, Castro Alves;
- Solicitação de providências realizado pelo vereador Mazuk Ribeiro, para conclusão do calçamento das ruas Joana Angélica, Men de Sá e Medeiro Neto e recuperação da antiga quadra do BNH.
- Pedido de providência do Vereador Antonio Portugal, que cobra patrolamento da estrada vicinal do córrego do São Domingos.
- Um requerimento do vereador Keu, onde solicita a pavimentação das ruas Três de maio e visconde de rio branco,
- Também foram apresentados um ofício do executivo informando o cancelamento do São João e um abaixo assinado dos moradores do Vale Jucuruçu, para a construção de uma galeria para escoar as águas fluviais.
Em grande expediente foi franqueada a palavra para os legisladores, que utilizaram a tribuna para denunciar e mostrar indignação. O uso da tribuna foi iniciada pelo vereador Mazuk Ribeiro, seguida por Almerindo, Antônio Portugal, Rubens do Hospital, Paulo Vitor, Jânio, Leo Lopes e Keu, que defenderam seus pontos de vista sobre a não realização do São João 2015, devendo ser buscado alternativas ouvindo a comunidade.
Finalizando com o debate do presidente Chico do Hotel, que fortaleceu a necessidade de um planejamento do São João em parceria com a comunidade, mas que em formato de indignação questionou a falta de respeito do município para o concurso público 2015, que apresenta baixíssimos salários e poucas vagas, diferente do quadro de vagas atualmente contratados, “Esse concurso é um desrespeito com o povo de Itamaraju”, concluiu Chico do Hotel..
Na seqüência os projetos e indicações foram votados em formato uninâme. Logo após as aprovações dos vereadores a sessão foi encerrada.
A próxima sessão está marcada para acontecer na próxima terça-feira (26).
No Comment! Be the first one.