ITAMARAJU | CAPS comemora o dia nacional da luta antimanicomial com I WORKSHOP de saúde mental
O CAPS de Itamaraju realizou nesta quarta-feira (18/05) o I workshop de Saúde Mental do município, na Praça Castelo Branco, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento teve como objetivo elucidar a população quanto a importância deste dia para todos os usuários, familiares, e trabalhadores de saúde mental, bem como para toda a sociedade.
A Luta Antimanicomial é um movimento que teve inicio a partir do momento que se passou a questionar o tratamento desumano oferecido nos manicômios às pessoas com transtornos mentais, que eram tratados com métodos violentos, além de serem privadas do convívio com sua família. O objetivo desse movimento é conscientizar a população de que pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas e cuidadas com dignidade e respeito, além de receber atenção especial para o convívio social digno.
O CAPS contou com a parceria dos alunos do curso de enfermagem da FACISA neste evento, que além de retratarem a era manicomial, forneceram informações sobre os métodos desumanos a que os pacientes eram submetidos.
Para demonstrar que o tratamento humanizado é possível, a equipe e usuários do CAPS montaram um stand para exposição dos trabalhos, distribuição de folhetos informativos, e para abrilhantar ainda mais o evento, foi apresentado um grande show com os usuários cantores, apresentação de paródias relacionadas ao tema, encerrando com uma grande roda de samba, comandada pelo Oficineiro de música do CAPS Jadilson Gomes, com a participação de todos os presentes.
A enfermeira do CAPS e docente da FACISA, Ivanilda Salomão ressalta a importância desse evento para os usuários e familiares que sofrem com o estigma e a exclusão, como também para os alunos, futuros profissionais de saúde que terão que lidar com pessoas em sofrimento psíquico e que, com essa proximidade e interação com os usuários poderão rever alguns conceitos e preconceitos relacionados à doença mental.
A coordenadora do CAPS, Glícia Gomes enfatiza que esse evento é de vital importância para que a comunidade possa se conscientizar de que o tratamento humanizado é possível e que os resultados são os melhores possíveis, ressalta ainda que o CAPS se encontra de portas abertas a receber qualquer pessoa que estiver passando por algum problema psíquico e direcioná-las ao tratamento.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e da FACISA.
Por | ASCOM
No Comment! Be the first one.