Atacantes são responsáveis por apenas 38% dos gols do Vitória em 2022
Titular contra a Aparecidense, Santiago Tréllez entrou em campo com a braçadeira de capitão no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. A confiança depositada pelo técnico Fabiano Soares, no entanto, não se transformou em bola na rede. No sétimo jogo com a camisa do Vitória após o retorno à Toca do Leão, o centroavante passou em branco mais uma vez. Teve chance com os pés e com a cabeça, mas o goleiro Pedro Henrique levou a melhor em todas as jogadas.
A dificuldade para estufar a rede não é um problema vivido apenas pelo colombiano. A deficiência aflige todo o elenco desde o começo da temporada e se tornou ainda mais crítica na Série C do Brasileiro, já que o acesso é o principal objetivo do clube no ano. Nenhum jogador conseguiu se transformar em homem-gol até aqui e apenas quatro atacantes marcaram gol até o momento este ano. Guilherme Queiroz, Alisson Santos e Roberto anotaram um tento cada. Luidy fez dois.
Isso significa que os atacantes foram responsáveis por 38% dos gols marcados pelo Vitória no ano. O time comemorou apenas 13 tentos, em 17 jogos. A média é de 0,7 por partida. Eduardo e Jadson, que já não faz mais parte do elenco, fizeram dois gols cada. Os defensores Mateus Moraes, Marco Antônio, Guilherme Lazaroni e Alisson Cassiano, que também já não integra o grupo, completam a lista de artilheiros, com um tento cada.
Além de Tréllez, outros três atacantes do elenco ainda não estufaram a rede nesta temporada. Dinei, Ruan Nascimento e Thiaguinho, que ainda não estreou com a camisa rubro-negra. Após o empate sem gols com a Aparecidense, na noite de segunda-feira (9), pela 5ª rodada da Série C, o técnico Fabiano Soares comentou a não utilização do destaque do Atlético de Alagoinhas. Ele nem não o relacionou para a partida.
“O último jogo ele foi. Esse jogo ele não foi por uma opção que eu tive. Mas os três campeões baianos que vieram são grandes jogadores e vão ter oportunidades. São três jogadores de grande qualidade e o Thiaguinho é um deles”, disse Fabiano Soares, que também apontou o condicionamento físico dos atletas como fator dificultador para boas finalizações.
“Estou seguro que quando eles melhorarem fisicamente a intensidade vai melhorar e eles vão chegar descansados na frente do goleiro para marcar gols. Acho que o estado físico melhorando, o time vai subir um ou dois degraus”, projetou o treinador.
URGÊNCIA
Essa subida de dregrau precisa acontecer rapidamente. Após mais de quatro meses, o Vitória já não tem tempo a perder e é necessário resolver o problema da pontaria. Um quarto da primeira fase da Série C, composta por 19 rodadas, já foi disputada. Além de estar na zona de rebaixamento à Série D, o Leão está quatro pontos atrás do Manaus, oitavo colocado. Os oito melhores avançam para tentar o acesso na fase dos quadrangulares. Com apenas quatro pontos somados, o rubro-negro amarga a 17ª posição.
Sete atacantes foram utilizados nos cinco jogos disputados pelo Vitória na Série C. Tréllez e Alisson Santos foram os que tiveram mais oportunidades. Eles estiveram em campo em todas as partidas e em três delas fizeram parte do onze inicial. Dinei foi quem menos teve chance. O centroavante só entrou no decorrer de dois jogos.
Na terceira divisão, o Vitória marcou nas derrotas para Remo e Ypiranga-RS (ambas por 2×1) e no triunfo diante do Manaus (1×0). Os gols saíram sempre no segundo tempo dos jogos. Alisson Santos comemorou o primeiro tento da carreira diante da equipe paraense após aproveitar chute cruzado de João Pedro. Atento, Guilherme Lazaroni marcou contra o time do Sul depois de rebote do goleiro. Contra o adversário do Amazonas, dois pratas da casa mostraram serviço. Marco Antônio acertou o alvo depois de escanteio cobrado por Gabriel Santiago.
DESAFIO
Ao longo de toda a temporada, o Vitória não conseguiu vencer nenhum adversário por três gols de diferença. Destravar o ataque será o desafio do rubro-negro não apenas para brigar na Série C até o final da disputa, como também para seguir vivo na Copa do Brasil. Na quinta-feira (12), o Leão precisará construir um placar elástico diante do Fortaleza para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. Às 19h, no Barradão, as equipes fazem o jogo de volta da terceira fase da competição.
O Fortaleza levou a melhor no primeiro duelo entre as equipes, disputado no dia 20 de abril, no estádio Castelão. O triunfo por 3×0 deixou o tricolor cearense em vantagem. Para avançar, o Leão precisa vencer por pelo menos quatro gols de diferença. Se devolver o placar e ganhar por uma diferença de três gols, a classificação será decidida nos pênaltis.
Atacantes que entraram em campo pelo Vitória na Série C do Brasileiro:
Santiago Tréllez (5 jogos, 3 como titular)
Alisson Santos (5 jogos, 3 como titular)
Roberto (4 jogos, 1 como titular)
Luidy (4 jogos, 1 como titular)
Jefferson Renan (3 jogos, todos como titular)
Guilherme Queiroz (2 jogos, 1 como titular)
Dinei (2 jogos, nenhum como titular)
Os gols do Vitória na Série C do Brasileiro:
Remo 2×1 Vitória – Série C – Baenão – 09/04
Gol de Alisson Santos (no 2º tempo, após chute cruzado de João Pedro)
Técnico: Geninho
Atacantes mandados a campo: Tréllez e Roberto (titulares); Luidy, Alisson Santos e Dinei (decorrer do jogo)
Vitória 0x1 Floresta – Série C – Barradão – 16/04
Técnico: Geninho
Atacantes mandados a campo: Tréllez e Luidy (titulares); Roberto, Alisson Santos e Dinei (decorrer do jogo)
Ypiranga-RS 2×1 Vitória – Série C – Colosso da Lagoa – 24/04
Gol de Guilherme Lazaroni (no 2º tempo, após rebote do goleiro)
Técnico: Ricardo Amadeu (interino)
Atacantes mandados a campo: Jefferson Renan e Alisson Santos (titulares); Tréllez e Luidy (decorrer do jogo)
Vitória 1×0 Manaus – Série C – Barradão – 30/04
Gol de Marco Antônio (no 2º tempo, após escanteio cobrado por Gabriel Santiago)
Técnico: Fabiano Soares
Atacantes mandados a campo: Jefferson Renan, Alisson Santos e Guilherme Queiroz (titulares); Roberto e Tréllez (decorrer do jogo)
Aparecidense 0x0 Vitória – Série C – Aníbal Toledo – 09/05
Técnico: Fabiano Soares
Atacantes mandados a campo: Jefferson Renan, Alisson Santos e Tréllez (titulares); Luidy, Roberto e Guilherme Queiróz (decorrer do jogo)
Todos os gols do Vitória na temporada 2022:
Vitória 1×1 Juazeirense – Baiano – Barradão – 16/01
Gol de Guilherme Queiroz
Técnico: Dado Cavalcanti
Barcelona de Ilhéus 0x1 Vitória – Baiano – Arena Cajueiro – 23/01
Gol de Eduardo
Técnico: Dado Cavalcanti
Jacuipense 1×0 Vitória – Baiano – Barradão – 29/01
Técnico: Dado Cavalcanti
Vitória 1×1 Bahia – Baiano – Barradão – 02/02
Gol de Luidy
Técnico: Dado Cavalcanti
Vitória da Conquista 0x1 Vitória – Baiano – Lomanto Júnior – 13/02
Gol de Jadson
Técnico: Dado Cavalcanti
Vitória 0x0 Atlético de Alagoinhas – Baiano – Barradão – 26/02
Técnico: Dado Cavalcanti
Castanhal 1×1 Vitória – Copa do Brasil – Curuzu – 03/03
Gol de Mateus Moraes
Técnico: Dado Cavalcanti
Doce Mel 1×0 Vitória – Baiano – Barbosão – 09/03
Técnico: Dado Cavalcanti
Unirb 1×1 Vitória – Baiano – Carneirão – 12/03
Gol de Roberto
Técnico: Dado Cavalcanti
Vitória 2×1 Bahia de Feira – Baiano – Barradão – 16/03
Gols de Alisson Cassiano e Eduardo
Técnico: Dado Cavalcanti
Vitória 2×0 Glória – Copa do Brasil – Barradão – 23/03
Gols de Jadson e Luidy
Remo 2×1 Vitória – Série C – Baenão – 09/04
Gol de Alisson Santos
Técnico: Geninho
Vitória 0x1 Floresta – Série C – Barradão – 16/04
Técnico: Geninho
Fortaleza 3×0 Vitória – Copa do Brasil – Castelão – 20/04
Técnico: Geninho
Ypiranga-RS 2×1 Vitória – Série C – Colosso da Lagoa – 24/04
Gol de Guilherme Lazaroni
Técnico: Ricardo Amadeu (interino)
Vitória 1×0 Manaus – Série C – Barradão – 30/04
Gol de Marco Antônio
Técnico: Fabiano Soares
Aparecidense 0x0 Vitória – Série C – Aníbal Toledo – 09/05
Técnico: Fabiano Soares
No Comment! Be the first one.