Atletas paralímpicos brasileiros: a importância de celebrar as conquistas dos esportistas
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é celebrado nesta sexta-feira (22). A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas em 2014, começou a ser comemorada. Além disso, também é comemorado a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), autoridade máxima do paradesporto.
No dia anterior da comemoração é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Desde 2005, a data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
(Foto: Reprodução/Emilia Jm)
A última edição das Paraolimpíadas, que aconteceu em Tóquio, marcou a aposentadoria do nadador Daniel Dias. Como porta-bandeira na cerimônia de encerramento, o atleta se despediu das piscinas, sendo o maior atleta brasileiro da história dos Jogos Paralímpicos com 27 medalhas, sendo 14 de ouro.
Mariana D’Andrea e Alana Maldonado conquistaram as medalhas de ouro no halterofilismo e no judô (categoria até 70kg), respectivamente. Estas são as primeiras medalhas brasileiras nestas categorias. Além disso, a equipe brasileira de goalball, futebol para pessoas com deficiência visual, conquistou o primeiro lugar no pódio pela primeira vez.
Fontes:
Brasil Escola Gazeta Esportiva Comitê Paralímpico Brasileiro Globo Esporte