Banco Central eleva Selic a 10,75% e reduz ritmo de aperto monetário
O Banco Central reduziu o ritmo do aperto monetário e elevou a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira, para 10,75 por cento ao ano, em linha com a expectativa do mercado.
Em comunicado, o Comitê de Política Monetária (Copom) não explicou o motivo da redução do ritmo de aperto, depois de ter elevado a taxa em 0,50 ponto percentual nas seis reuniões anteriores.
Segundo o Copom, a decisão unânime “dá prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado em abril de 2013”. A única alteração no comunicado foi a retirada da expressão “neste momento” utilizada na reunião passada.
Foi a oitava alta seguida da taxa básica de juros do país, que chegou à mínima histórica de 7,25 por cento no ano passado. Com isso, a Selic volta para o patamar em que estava quando a presidente Dilma Rousseff assumiu em janeiro de 2011.
Pesquisa da Reuters com 54 analistas mostrou que 40 deles previam alta de 0,25 ponto percentual da Selic na reunião desta semana, enquanto o restante esperava aumento de 0,50 ponto.
Por | Reuters
No Comment! Be the first one.