[ITAMARAJU] Alunos do Complexo Integrado de Educação participam de aula de sensibilização dos projetos FACE, TAL e EPA
Com o objetivo de apresentar e sensibilizar a comunidade escolar para os projetos estruturantes que acontece em Julho do ano corrente, professores, diretores e coordenadores estiveram promovendo nesta quarta-feira (20), no Complexo Integrado de Educação de Itamaraju, uma aula de sensibilização.
O papel da sensibilização é mobilizar o interesse dos estudantes pelos temas e projetos estruturantes, estimulando a criação de músicas, poemas, contos, crônicas, desenhos e outros.
O evento cultural ainda contou com a participação dos artistas da terra, Ivone Ferreira, Aloísio e Sandro Amorim. E os estudantes aprenderam sobre os projetos estruturantes e seus objetivos.
FACE – (Festival Anual da Canção Estudantil). Esse é um projeto que possui natureza educativa, artística e cultural e, entre outros objetivos, promove o desenvolvimento das diversas expressões das artes (literária e musical) no currículo escolar.
TAL – (Tempos de Arte Literária). Esse é um projeto de natureza educativa, artístico-literária e cultural. Dentre os objetivos do Projeto, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico).
EPA – (Educação Patrimonial e Artística). O projeto desenvolve ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de preservação do patrimônio baiano.
Sob a Coordenação das educadoras Sandra Regina Chagas, Gisélia Martins e Marcia Lacerda, a 1ª noite cultural foi um sucesso. O ponto marcante do evento ficou por conta da participação dos alunos Fernando da Silva e Charles Santos que contaram suas experiências e inspirações na composição musical.
Depois de assistirem as apresentações, todos os educadores do CIEI avaliaram como positivo o evento.
“A princípio, uma das fases dos projetos estruturantes foi alcançada. É a partir desse olhar que ampliamos a criação do aluno. Nossa ideia é mostrar na aula de sensibilização o quanto o aluno é capaz de criar. É uma das formas de conquistarmos essa compreensão sobre os projetos e em qual deles o estudante se encaixa”, Finalizou
O CIEI continuará com as apresentações culturais nos próximos dias com as apresentações dos demais projetos estruturantes.
No Comment! Be the first one.