Itamaraju: Bombeiros alertam sobre risco de incêndio durante o verão
Neste período de estiagem, o fogo se propaga rapidamente, causando sérios danos às pessoas e ao meio ambiente.
O grupamento de bombeiros Civis de Itamaraju, que trabalha em parceria e com sede no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), respectivamente alerta sobre os riscos de incêndio florestal nesta época do ano, devido às condições favoráveis por conta da estiagem prolongada.
Durante o ano, o período com maior índice de queimadas em nossa região é no período de verão que apresenta temperaturas altas, somada com a falta de chuva, tendo ainda agravante de pessoas que fumam ou descuidam de alguma forma propiciando o inicio de um incêndio. Em vários municípios do Sul do Estado, como os da Região Norte e nordeste há meses não têm recebidos chuvas. Nesta época é preciso que as pessoas tomem precauções ao frequentar locais com mata, independentemente de ser reserva, parque ou propriedades particulares.
Os cuidados são necessários para que não se inicie um incêndio florestal, que poderá ser desastroso para o meio ambiente, além do perigo de ocasionar vítimas fatais e destruir imóveis.
Os Bombeiros durante esses primeiros dias de 2013, já realizou a contenção de diversos focos, que poderiam ter se transformado em grandes desastres. Onde ainda alerta sobre o impacto ambiental das queimadas que é preocupante, pois prejudica a fertilidade do solo e danifica a biodiversidade. Também há produção de gases nocivos à saúde humana e diminuição da visibilidade atmosférica, que pode causar acidentes em estradas, além de interferir na qualidade do ar.
Mesmo nas queimadas controladas, aquelas que podem ser feitas com autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), são exigidas normas de segurança, previstas na legislação.
Segundo um dos bombeiros, que responde pelos colegas disse: “é muito importante que as pessoas mudem definitivamente a cultura de realizar queimadas, pois é uma atitude perigosa e com resultados incontroláveis”.
O bombeiro ainda lembrou que promover queimadas é crime e a pessoa responsável está sujeita a multa. Ele ressalta a importância da parceria da população, no sentido de auxiliar no combate às queimadas. “É preciso conscientizar que mudança de atitudes, como não jogar uma ponta de cigarro acesa pela janela de um carro em movimento, o que é um péssimo ato, pode evitar um incêndio de grandes proporções”, frisou o bombeiro.
Inclusive durante a noite desta quinta-feira (10), a equipe do Site Itamaraju Notícias foi informada de um incêndio na estrada vicinal que dá acesso a Fazenda Palmeiras, onde moradores ficaram assustados com as chamas, que de acordo com informações queimou parte de uma propriedade pertencente a Fazenda Café Norte Agrícola.
Por isso tenham atenção, evitem as queimadas,Conclui.
One Comment