Itamaraju: Campanha Nacional de Vacinação
Publi
Publicidade - AB
Viemos através de deste, informar sobre a campanha nacional com as Vacinas Triplice viral e Poliomielite que ocorrerá a segunda etapa, dia 22 de novembro de 2014. Das 7 as 17 horas, atingindo a faixa etária de crianças de 06 meses a menor de 5 anos.
Estas doenças acima citadas possuem as seguintes características:
- Poliomielite ou “paralisia infantil”: É uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. É uma doença causada por um vírus e é altamente contagiosa, principalmente em situações onde as condições de higiene são inadequadas, já que esta se transmite através de contato com fezes contaminadas;
- Sarampo: É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento de diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando um quadro espoliante característico da infecção. É transmitido diretamente de pessoa para pessoa através de secreções do espirro, fala e tosse, principalmente em ambientes fechados.
- Caxumba: É uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas. As vezes é assintomática ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glândulas salivares. Se a doença agravar, pode ocorrer o comprometimento do sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite) e, em casos muito graves, resulta em surdez e esterilidade.
- Rubéola: É uma doença de etiologia viral, que apresenta alta contagiosidade, acometendo principalmente crianças. Doença de curso benigno, sua importância epidemiológica está relacionada ao risco de abortos, natimortos, e malformações congênitas, como cardiopatias, catarata e surdez. É denominada síndrome da rubéola congênita (SRC), quando a infecção ocorre durante a gestação. A transmissão acontece através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas.
A Campanha do DIA “D” abrangeu as seguintes unidades de vacinação:
- PSF Canaã;
- PSF Centro I, II e III;
- PSF Cristo Redentor;
- PSF Fátima I, II e III;
- PSF Jaqueira;
- PSF Marotinho;
- PSF Novo Prado;
- PSF São Domingos;
- PSF Urbis e Liberdade;
- PSF Várzea Alegre I e II;
- PSF Bela Vista;
- Escola Corujão;
- Escola Paulo Jackson (Bairro Tarcizão);
- Policlínica;
- Rodoviária;
- Escola Liberdade;
- Centro dos Idosos;
- Escola Leda Azevedo;
- Escola Sizaltina;
- Hospital Regional;
- Escola Reitor Edgar Santos
Por | ASCOM
No Comment! Be the first one.