A operação foi deflagrada na manhã de terça-feira (09/03). O ato de lançamento foi realizado na Praça Nações Unidas, no centro de Itamaraju.
O ato contou com a participação dos secretários municipais, Léo Oss (Administração) e Luiz Fábio (Saúde), e de Jermersson Odely (1º Sargento do Exército Brasileiro, comandante do Tiro de Guerra 06-025).
O grupo de atuação conta com apoio do Tiro de Guerra 06-025, guarda municipal, policia militar, vigilância sanitária, agentes comunitários e vários outros profissionais de saúde.
Ato de lançamento da operação de conscientização da necessidade das medidas contra o coronavírus.
O efetivo (com mais de 100 agentes públicos) está nas ruas de Itamaraju abordando pessoas para a conscientização das medidas de prevenção ao Covid-19 tem o objetivo de frear a curva de contaminação do vírus, após o aumento de casos confirmados e de óbitos, sobrecarregando a estrutura pública de saúde.
A fiscalização e abordagem acontece no comércio, agências e correspondentes bancários, pontos de ônibus e feiras livres. Nesses locais têm sido reforçada a necessidade do uso de máscara, higienização frequente das mãos com álcool e distanciamento entre as pessoas.
Estabelecimentos comerciais estão recebendo orientações para adotar rígido controle de entrada dos clientes.
A iniciativa foi da Prefeitura de Itamaraju, por meio das Secretarias de Saúde e Administração. A primeira fase da operação tem o objetivo educativo e a exigência da mudança de postura.
Na segunda fase serão adotadas medidas punitivas para pessoas e comerciantes descumpridores das leis e dos decretos estabelecidos, com aplicação de multas e, caso necessário, prisão por crime tipificado no artigo 268 do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). A pena é de detenção, de um mês a um ano, e multa.
No Comment! Be the first one.