Itamaraju: Escola Municipal Duque de Caxias realiza formação continuada
“LER E ESCREVER COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”
Aconteceu nos dias 09 e 10 de Maio um encontro de formação com os professores da Escola Municipal Duque de Caxias, que teve como objetivo apoiar processos de inovação pedagógica pautados no letramento em todas as áreas, a partir de uma visão sistêmica do currículo.
A formação foi ministrada pela Dra. Neurilene Ribeiro que evidenciou em sua fala: “Ler e escrever no mundo contemporâneo revelam-se verbos complementares indispensáveis à vida cidadã e criativa. Os ditames da sociedade da informação e do conhecimento impõem-se à instituição escolar de modo definitivo e questionam os históricos índices de analfabetismo e baixo letramento da educação brasileira. Torna-se um imperativo o letramento escolar em todas as áreas, de modo que ao longo da escolaridade os estudantes apropriem-se de níveis de letramento cada vez mais complexos, haja vista as diversas práticas sociais de leitura e de escrita, inclusive considerando as especificidades de tais práticas nas áreas de História, Geografia e Ciências. Nesse âmbito, aspectos políticos, pedagógicos e didáticos merecem destaque para viabilizar reflexões sobre o revigoramento do currículo, tendo em vista a realização da escola centrada na aprendizagem”.
Como produto final da Oficina, foi construído de forma coletiva um projeto institucional intitulado “Memórias da Escola Duque de Caxias e cenários de futuro: que venha a escola nova”, que visa em uma abordagem interdisciplinar, guardar a memória da escola de 1978 a 2014, por meio de diferentes linguagens – investigações, documentação fotográfica e videográfica, produções artísticas -, e projetar cenários de futuro para a escola nova, que será construída em 2015, a partir das vozes da comunidade, dos pais, alunos e professores.
Esta proposta se desdobrará nos projetos didáticos:
- Crianças de todos os cantos: alunos da escola e cartografia da cidade;
- Recordatório fotográfico: histórias contadas – imagens e palavras;
- Vivendo juntos na escola: estatuto da paz;
- Vida sustentável: água, energia e lixo – soluções inteligentes;
- Vida saudável: “o peixe morre pela boca” – campanha pela vida.
Ao longo dos anos a gestão desta escola vem investindo de forma sistemática na formação continuada da equipe de professores, o que resulta em resultados positivos tanto na qualidade de ensino, quanto na aprendizagem dos alunos. É uma instituição que tem o ensino aprovado pela comunidade. A Escola Duque de Caxias está sob a direção da professora Elza Maria Prado Ramos e coordenação da professora Gisélia Martins Ribeiro.
Por | Gisélia Martins
6 Comments