Itamaraju: Iniciada a campanha contra a febre aftosa no município
A Secretaria Estadual de Agricultura através da ADAB, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, iniciou no último dia (1ª), a etapa da vacinação contra a febre aftosa. A campanha segue até o dia 31 de Novembro.
O Gerente técnico da (Adab) de Itamaraju, Antônio Rodrigues Filho, informa que bovinos, Suíno e Caprinos com idade até 24 meses precisam ser vacinados.
A meta é ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, mantendo a imunidade elevada. A Bahia tem o maior rebanho do nordeste, com 10.837.689 animais.
“O maior benefício do nosso trabalho é tornar efetivamente igualitário o negócio pecuário baiano, para podermos ofertar as mesmas condições aos grandes e pequenos criadores de todo o território baiano. Os ganhos são de todos e sempre em prol do homem do campo”, disse Antônio Filho ao reafirmar também o compromisso com o pequeno criador.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa. Os sintomas envolvem febre e diminuição do apetite e provocam lesões na boca, língua, estômago, intestino, narinas, na pele e ao redor de casco do animal.
Antônio Rodrigues Filho, alerta ainda que ao contrário de campanhas anteriores, não será possível estender o período oficial de campanha desta vez, devendo o criador ficar atento aos prazos-limites para vacinação (31) de Novembro e comprovação da imunização do rebanho nos escritórios da ADAB. Portando nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária. Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação) também estão obrigados a declarar e atualizar o rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei.
“Estamos cumprindo com o nosso papel de zelar pelo patrimônio pecuário em Itamaraju, agindo em prol de toda comunidade rural no município e garantindo condições mais favoráveis para que o pequeno produtor mantenha seu rebanho livre da aftosa”, acrescentou o Gerente Técnico.
A redução da faixa etária vacinal na etapa de vacinação de novembro beneficia aproximadamente 265 mil pecuaristas em 409 municípios baianos. No total, cerca de 6,5 milhões de animais adultos deixarão de ser vacinados, representando uma economia da ordem de cerca de R$ 11 milhões para os pecuaristas baianos.
Declaração da Vacina:
Exigência da GTA, vendas transferência e exerção e notificação em casos de suspeito 24 horas.
“A vacinação de aftosa ou qualquer outra não é uma competição, é um processo técnico que precisa ser tratado assim”, lembrou o gerente da ADAB. Para Antônio Rodrigues Filho ,as primeiras horas da manhã é o melhor horário para a vacinação. Se dentro dos 45 dias estabelecido pela ADAB, os proprietários de bovinos que não vacinarem nem declararem seus animais , serão multados”, finalizou.
Por: Romário Cidreira / Itamaraju Noticias
No Comment! Be the first one.