Itamaraju: Moradores do Itatiaia fecham a BA-489 durante protesto
As chuvas que ultimamente tem caído no município em Itamaraju, têm causado diversos transtornos para a comunidade mais humilde que moram nas partes mais baixas da cidade e por conta do excesso de água que tem corrido pelas vias da cidade.
Os moradores do bairro Itatiaia procuraram a nossa equipe de reportagem a fim de mostrar o sofrimento em que estão passando. O lugar é de causar tristeza por causa das famílias que tiveram a casa tomada pela água e muita lama. Alguns moradores perderam o pouco que conquistaram com muito trabalho e pra piorar correm risco de desabamento em algumas residências.
De acordo com os moradores, todos os anos as chuvas geram acúmulo de água e invadem as residências por falta de escoamento. Na ocasião a água empossa e aos poucos enche até invadir as casas.
Diante de tudo isso que está acontecendo, os moradores tiveram que tomar medidas drásticas tendo que se deslocar à BA – 489 que liga Itamaraju a Prado e interditar com queimas de pneu a fim de obter contato direto com a administração Municipal para que o Prefeito Manoel Pedro da Campineira compareça e tome uma posição sobre o caso. Para os moradores cuidar da escoação da água, foi um dos projetos de campanha do mesmo.
Durante a queima, dezenas de moradores se aglomeraram e pediram providências, muitos deles já perderam seus móveis e correm risco de perder a casa. No local o gestor enviou o Diretor da Sec. de Obras, Hélio Vieira, para negociar com os moradores e liberar a rodovia, que até o fechamento dessa matéria já havia quase 04 horas de interditada.
A princípio os moradores não aceitaram a conversa com o Diretor de Obras, pois queriam a presença do Prefeito. “Se durante a campanha ele veio até nós para pedir votos, agora que precisamos dele por que não comparece?”. Como de fato não compareceu, o Comandante da Companhia de Polícia Militar – Major Edmar Leão foi conversar com os moradores e logo solucionou uma conversa direta com a administração, criando uma comissão de 10 pessoas a ir para a Prefeitura Municipal a fim de solucionar e negociar as causas do bloqueio.
[scrollGallery id=372 start=5 autoScroll=false thumbsdown=true]
Os moradores ainda exigiram a presença da imprensa na reunião, mas a imprensa local foi coibida de entrar e participar das negociações.
Até o fechamento desta matéria a administração permanecia no prédio ouvindo a pauta de revindicações dos moradores.
20 Comments