ITAMARAJU | Secretaria de saúde emite nota sobre final de Farmácia Popular do Brasil
O secretário de saúde [Elan Wagner] encaminhou a imprensa uma triste nota, com publicações do Governo Federal que extingue um serviço público as comunidades.
Acompanhe a nota e anexos:
“A Secretaria de Saúde de Itamaraju, vem a publico esclarecer sobre o fechamento da Farmácia [Popular do Brasil], no nosso município, no dia [30-06-2017]. Uma vez que, fomos informados oficialmente sobre o fechamento de todas as Unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil (conforme ofícios em anexo). Não haverá mais o envio mensal do repasse financeiro para custeio deste Programa, já suspenso desde maio, por parte do Ministério da Saúde e FIOCRUZ.
O Ministério da Saúde, mediante o exposto e as discussões no período de Janeiro a Março deste ano, a decisão no âmbito da Comissão Inter gestores Tripartite (CIT) que em reunião com representantes dos gestores estaduais (CONASS), municipais (CONASEMS) e do Governo Federal, realizada no dia 30 de março de 2017, decidiu pelo fim do repasse de manutenção as unidades de Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) no valor de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), bem como a operacionalização das unidades pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
Sabemos que a adaptação será gradual, mas nosso intuito é de não deixar estes pacientes desassistidos. Estamos tomando as devidas providencias, construindo um piano para redistribuição dos medicamentos elencados ao Programa.
Orientamos, que a partir de agora todos que eram beneficiários deste Programa, deveram recorrer as Farmácias da Rede privada Conveniadas com o Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.
Sempre privando, pela busca em ofertar os melhores benefícios para os nossos munícipes, nos colocamos a disposição de todos, para quaisquer esclarecimentos”.
Anexos:
anexo – 1 – Nota de Esclarecimento Farmacia
anexo – 2 – Oficio 7 Farmacia Popular frente
anexo – 3 – Oficio 7 Farmacia Popular verso
anexo – 4 – Oficio 417 Farmacia Popular
One Comment