Mais de 159 mil vagas de trabalho formal foram abertas em outubro
Mais de 159 mil vagas de trabalho formal foram abertas, no Brasil, em outubro. Esses são dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgado nesta terça-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
A expectativa ficou abaixo do esperado pelo mercado que apontava a abertura de 238 mil vagas formais no mês, segundo pesquisa da Reuters.
Esse saldo é a diferença entre as admissões, que alcançaram a casa de 1 milhão e 789 mil e os desligamentos que chegaram a 1 milhão e 630 mil.
O chamado estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, atingiu quase 43 mil vínculos em outubro, o que representa uma alta de 0,37% em relação ao estoque do mês anterior.
26 estados apresentaram saldo positivo de vagas, com exceção do Amapá. Estados do Sudeste, Paraná, Bahia e Santa Catarina estão entre os locais com maior criação de postos de trabalho.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, explica que a criação de postos de trabalho foi bem dividida entre todos os setores e estados do país.
O consolidado anual até o mês de outubro aponta saldo positivo de mais de 2 milhões e 320 mil empregos. Ainda de acordo com o Caged, houve saldo positivo em quatro dos cinco grupos de atividades econômicas avaliados. Somente no setor da agropecuária é que houve variação negativa, com mais desligamentos do que novas admissões.
O setor de serviços foi o campeão em contratação, seguido pelo comércio, indústria e construção. A média salarial apresentou pouca variação, mantendo uma estabilidade em relação ao mês passado.
Economia Brasília 29/11/2022 – 12:36 Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Caged Outubro mercado de trabalho terça-feira, 29 Novembro, 2022 – 12:36 1:59
No Comment! Be the first one.