Oficina ensina a fazer teatro de sombras
A oficina “A Sombra: Princípios Básicos para seu Uso na Cena Teatral” será ministrada em Salvador pela dupla fundadora da Cia Lumiato, Thiago Bresani e Soledad Garcia, que apresenta os componentes básicos desse tipo de encenação: luz e sombra. O público terá a oportunidade de conhecer os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até os nossos dias. Através de exercícios práticos os participantes serão estimulados a reconhecer suas próprias sombras, assim como de objetos planos e tridimensionais. Aprenderão também sobre manipulação de figuras simples, móveis e fixas e sobre a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes. O objetivo principal da oficina é difundir uma linguagem que oferece imensas possibilidades para a comunicação, trabalhando com os componentes básicos essenciais de uma produção audiovisual.
A oficina “A Sombra: Princípios Básicos para seu Uso na Cena Teatral” será realizada dentro da programação da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que chega do Distrito Federal com oito espetáculos e uma série de ações que movimentarão a capital baiana de 11 a 29 de maio. As aulas acontecerão de 17 a 20 de maio, das 18h30 às 21h30, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360. As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScc9kmiNpWvMQ36MG0tia5DnMQu55yw3kxKeEupT_H7Gk_9mQ/viewform
Mais sobre a Oficina
A oficina desenvolve a compreensão das possibilidades de gerar cenas a partir dos códigos e ferramentas do teatro de sombras contemporâneo. Os exercícios práticos partem da exploração das diversas maneiras de criar sentido treinando o reconhecimento da própria sombra, das sombras dos objetos planos e dos tridimensionais. O público-alvo são educadores de todos os níveis, estudantes universitários, diretores de espetáculos, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores e contadores de histórias. A classificação indicativa é de 18 anos.
Cia Lumiato
A companhia foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin. A partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo, sendo a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir esta linguagem na região centro-oeste do Brasil. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo no Brasil. Durante o momento atual vem desenvolvendo uma linguagem híbrida do teatro de sombras contemporâneo e o audiovisual.
Soledad Garcia. Atriz, artista plástica e Diplomada em Teatro de Titeres e Objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, fundadora e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008). De nacionalidade Argentina, está no Brasil há oito anos, desde então pesquisa a linguagem do Teatro de Sombras Contemporâneo, dirigindo e atuando em distintos espetáculos em Brasília.
Thiago Bresani. Diplomado em teatro de Títeres e Objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, fundador e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008) que atualmente pesquisa o teatro de sombras contemporâneo no Brasil. Desde 2005 trabalha com teatro de formas animadas, participando de vários espetáculos no Brasil e na Argentina.
Saiba mais sobre a Oficina e sobre Cia Lumiato em:
No Comment! Be the first one.