Palestra de Emiliano em Itamaraju lembra os anos de chumbo do Brasil
Com a proposta de disseminar o conhecimento e a informação sobre os anos de chumbo vividos pelo Brasil, durante a ditadura miliar, o ex-preso político, jornalista e escritor Emiliano José ministra uma palestra, na próxima sexta-feira (6), às19h30, no Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, localizado no município de Itamaraju.
O jornalista irá abordar os principais fatos históricos da época, fará um paralelo com as ditaduras na América Latina, além de relatar os momentos de terror, vividos por ele, quando foi torturado e condenado pelos militares a quatro anos de prisão. Emiliano contará um pouco sobre a sua trajetória contra a repressão, relembrando que iniciou a luta contra a ditadura militar em São Paulo, como vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES), e que perseguido, foi obrigado a viver na clandestinidade e se mudou para a Bahia nos anos 70.
Segundo o vereador Antônio Portugal, um dos organizadores do evento, Emiliano José é esperado com ansiedade. “Ele é um sobrevivente da ditadura, memória viva dos anos mais duros já vividos pelo Brasil, um personagem de extrema importância para a história do país e que tem muito para acrescentar na educação dos nossos universitários”.
Portugal complementa afirmando que a direção da instituição, responsável pela realização da palestra, entende a importância dos 50 anos do golpe e quer resgatar a memória daqueles que lutaram e deram suas vidas por um pais democrático e livre.
Quem é Emiliano José?
Emiliano José é doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor aposentado da Faculdade de Comunicação, onde lecionou por 25 anos, jornalista de carreira e escritor com dez livros publicados.
Entre os livros publicados, se destacam “Lamarca: o capitão da guerrilha”, Marighella: o inimigo número um da ditadura militar”, Galeria F: lembranças do mar cinzento (partes 1, 2 e 3), “As asas invisíveis do padre Renzo”, “Imprensa e Poder: ligações perigosas” e “Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”. A mais recente publicação foi Galeria F: Lembranças do Mar Cinzento IV, Golpe. Tortura. Verdade.
Por | ASCOM
2 Comments