PRADO | Baleia jubarte de mais de 12 metros é achada morta na Barra do Cahy
Uma baleia jubarte de mais de 12 metros de comprimento morreu após encalhar na praia de Barra do Cahy, na cidade de Prado, no sul da Bahia. O animal foi encontrado em estado avançado de decomposição, na noite de quarta-feira (5). Esta é a quarta baleia da espécie que morre na região sul do estado, em 15 dias. O primeiro caso ocorreu em Alcobaça, o segundo em Caravelas e outro na Península de Maraú.
De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, o mamífero, uma fêmea adulta, ficou presa em um banco de areia, em um local afastado da praia. Por conta disso, segundo o projeto, não será necessária a remoção do corpo. O animal ficará no local até a decomposição. Caso seja levada pelo mar para outra região do litoral, a baleia será retirada da praia.
Conforme o Projeto Baleia Jubarte, as baleias são atraídas para o litoral da Bahia, no inverno, porque as águas são quentes, em relação às águas em outros locais. Segundo os biólogos, cerca de 9 mil baleias visitam o estado por ano.
Mau tempo
A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado para as cidades de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras e Una, no sul da Bahia, por conta do mau tempo que atinge as localidades. Além disso, o Ministério da Integração Nacional (MIN) reconheceu situação de emergência no municipio de Prado, por conta da erosão costeira, que é quando a força da água leva a areia da praia para o mar.
Por | G1
No Comment! Be the first one.