Rui Costa vira alvo de críticas no Congresso e dentro do governo Lula
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, está sendo alvo de críticas de colegas da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de parlamentares no Congresso Nacional, segundo informações obtidas pela Folha de São Paulo.
As reclamações envolvem desde a demora na autorização de nomeações de indicados para ocupar cargos até o comportamento do ministro, considerado ríspido.
Além de um embate esta semana com o ministro Fernando Haddad, Rui tem sido criticado pelo comportamento adotado nas reuniões ministeriais. Ele tem sido criticado por interromper de forma ríspida outros ministros durante intervenções, em geral de três minutos, quando o tempo de fala é excedido.
Segundo relatos de participantes, Rui interrompeu Márcio França quando o titular da pasta detalhava sua proposta de redução de preços de passagens aéreas, e repreendeu colegas em reunião no dia 16, sem admitir conversas paralelas.
Nesta semana, Lula o comparou à ex-presidente Dilma, chamando o atual ministro da Casa Civil de “Dilma de calças”, pela semelhança de comportamento.
Questionado sobre as críticas de diferentes colegas sobre seu estilo, Rui disse, por meio de sua assessoria, que procura “evoluir sempre” e que pede desculpas por “eventuais erros”.
“Tenho meu temperamento, procuro evoluir sempre. Peço desculpas por eventuais erros, mas sempre procuro acertar: quero muito ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil. Estou focado nisso e quero contribuir”, declarou.
Rui também foi alvo de críticas da cúpula do Congresso Nacional por parte de correligionários, em relação à demora em autorizar nomeações em cargos da administração federal, responsabilidade da Secretaria de Relações Institucionais e da Casa Civil.
Aliados afirmam, no entanto, que Rui segue exigência de Lula, que pediu rigor na análise das nomeações.
No Comment! Be the first one.