Secretaria de saúde confirma primeiro caso da variante Ômicron no município
No período noturno desta sexta-feira (28) de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, por meio de uma nota pública, informou a população sobre a confirmação do primeiro caso da variante Ômicron da COVID-19.
A nota informa que uma paciente de 25 anos, confirmou a infecção pelo Coronavírus em 05 de janeiro, através do teste RT-PCR, onde uma amostra do exame foi encaminhada para o laboratório LACEN-BA. Afirmando ainda que a mulher havia tomado duas doses da vacina contra a COVID-19.
Na unidade estadual realizaram o sequenciamento genético e identificaram a variante ÔMICRON (mutação do vírus Sars-CoV-2 com ampla capacidade infecciosa).
As autoridades em saúde afirmam que a maioria dos casos de infecção pela nova variante foram leves ou assintomáticos.
No momento, a principal forma de prevenir a infecção pela variante Ômicron é se vacinando na periodicidade indicada por cada fabricante.
Além disso, é importante manter os cuidados propostos pelos órgãos de saúde, como evitar lugares cheios ou ambientes fechados, usar máscaras de proteção e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
As formas de transmissão são as mesmas já conhecidas. São elas:
Saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Contato pessoal próximo, principalmente sem o uso de máscaras ou compartilhamento de objetos, superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Durante a pandemia o município registrou 156 mortes, após confirmação da infecção pelo COVID-19.
Veja abaixo a nota oficial emitida pela Secretaria de Saúde de Itamaraju:
No Comment! Be the first one.