Secretária lamenta prática de violência sexista nas eleições em Itabuna
A titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, repudiou, nesta terça-feira (2), a estratégia de campanha do candidato a prefeito em Itabuna, Claudevane Moreira Leite, o Vane do Renascer, da coligação “Na Frente para Itabuna Mudar”. O postulante está sendo acusado pela também candidata Juçara Feitosa, da prática de violência, por conta da utilização de expressões como “As vacas foi para o brejo”, fazendo alusão à candidatura feminina na cidade. A secretária acredita que a denúncia merece apuração rigorosa.
Barbosa disse que como organismo governamental responsável pela formulação e execução de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos de todas as mulheres baianas, a SPM não poderia deixar de se manifestar neste caso, para evitar que ocorrências semelhantes aconteçam. Segundo a secretária, “o ato não agride somente a figura da candidata. Atinge a imagem de todas as mulheres baianas que lutam por repeito e igualdade de direitos, no enfrentamento à cultura machista ainda existente na sociedade”.
“Não podemos tolerar, em momento algum, a incitação ou prática de qualquer forma de violência contra as mulheres. A disputa eleitoral não justifica tais fatos. Episódios como este são dignos de repreensão, independente das questões partidárias e das pessoas que responsáveis pela autoria”, afirmou Lúcia Barbosa. Ela também classificou o ocorrido como “um retrocesso no momento em que o país vive, de conquistas de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, avanço que deve ser seguido por todos e todas que pleiteiam assumir a gestão dos nossos municípios”.
Foto: Kleidir Costa/SPM
No Comment! Be the first one.