Vem aí! MAM comemora 75 anos e celebra obra de Arcangelo Ianelli
O ano de 2023 será de festa no Museu de Arte Moderna de São Paulo! A instituição comemora 75 anos de história e o Jardim de Esculturas, três décadas.
“A programação do primeiro semestre de 2023 do MAM São Paulo irá enfatizar os 75 anos do Museu”, diz Cauê Alves, curador-chefe do Museu. “O Jardim de Esculturas do MAM completa 30 anos, e esse espaço de relação direta com o Parque Ibirapuera será ativado com diversas propostas artísticas e educativas.”
Em fevereiro, o museu apresenta uma grande retrospectiva de Arcangelo Ianelli (1922-2009), que teve uma relação próxima ao MAM, com participação no 5º Panorama da Arte Brasileira e atuação, nos anos seguintes, no conselho e comitê artístico da instituição. Dialogando com a obra do artista, está prevista a mostra coletiva “Diálogos com cor e luz”, com trabalhos de nomes como Tomie Ohtake e Mira Schendel.
O museu recebe ainda projetos das artistas contemporâneas Ana Teixeira e Shirley Paes Leme, além de uma mostra coletiva que discute a relação entre arte e natureza.
Confira os detalhes da programação:
Arcangelo Ianelli 100 anos – o artista essencialDe fevereiro a maio
A programação do Museu se inicia com homenagem ao centenário do pintor, escultor, desenhista e ilustrador brasileiro Arcangelo Ianelli (1922-2009). Com curadoria de Denise Mattar, a exposição traz ao público um recorte essencial da obra de Ianelli, com trabalhos emblemáticos de sua trajetória, além de remontar parte de seu ateliê no espaço expositivo.
Ianelli, Arcangelo 1998.022 – Romulo Fialdini
Pintura de Arcangelo IanelliReprodução/Romulo Fialdini
Pintura de Arcangelo Ianelli Romulo Fialdini/Reprodução
Mira Schendel (Zurique, Suiça, 1919 – São Paulo, SP, 1988) Sem título, 1984 folha de ouro e grafite sobre papel coleção MAM São
Sem título, 1984, Mira Schendel Reprodução/Coleção do MAM
Entrelinhas, 2012, Shirley Paes Leme
Entrelinhas, 2012, Shirley Paes LemeReprodução/Shirley Paes Leme
Troco sonhos, de Ana Teixeira
Troco sonhos, de Ana TeixeiraDivulgação
Diálogos com cor e luzDe março a de maio
Com obras do acervo do museu, a exposição traz trabalhos de artistas que foram contemporâneos de Arcangelo Ianelli (1922-2009), como Wega Nery, Manabu Mabe, Maria Leontina, Tomie Ohtake, Mira Schendel, Takashi Fukushima e Yolanda Mohali. A exposição irá tratar de questões como a busca da síntese, a sensibilidade cromática e os campos de vibração de luz que permeiam o trabalho desses artistas.
A biblioteca de Aracy do Amaral – referências e exposiçõesDe março a julho
Em 2022, a crítica e curadora Aracy Amaral doou ao MAM mais de 700 publicações que faziam parte de sua biblioteca. O museu apresenta uma exposição inédita do conjunto construído por Aracy ao longo de sua vida, além de reunir e expor materiais de sua produção vinculada à instituição.
Shirley Paes LemesDe março a maio
A Sala de Vidro receberá um trabalho da artista Shirley Paes Leme. Ao longo dos seus quarenta anos de carreira, a artista tem explorado diferentes suportes, como instalação, vídeo, desenho, escultura e gravura. Em trabalhos recentes, a literatura tem sido sua fonte de inspiração, transformando palavras em esculturas.
Ana TeixeiraDe março a maio
O Projeto Parede, que ocupa o corredor do museu, receberá uma obra da artista Ana Teixeira. Os trabalhos de Ana partem de uma ação coletiva de troca com o outro e tem intensa relação com a literatura.
Elementar: fazer comDe junho a agosto
A mostra propõe uma reflexão sobre os elementos básicos que compõem o planeta: ar, terra, água e fogo. Com obras do acervo do museu, a proposta é discutir a relação entre arte e natureza, os impactos da ação humana sobre o planeta e as possibilidades de construirmos juntos um mundo melhor.
Museu de Arte Moderna: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana. Ter./dom.: 10h/17h30. Ingresso: R$ 25 (dom.: grátis). Site: mam.org.br.
No Comment! Be the first one.